domingo, 29 de março de 2009

Metajornalismo: o jornalismo a serviço do jornalismo


O jornalismo nasceu da necessidade por informação dentro da sociedade mercantil que surgia na Europa. Tendo por objetivo o acúmulo de capital, esta ordem social exigia a difusão de novas ideias e uma padronização de comportamento de modo a valorizar a livre iniciativa, incitar o consumo e tornar a população intelectualmente apta a trabalhar na conjuntura moderna. Para que isso ocorresse, a informação e o conhecimento foram transmitidos de modo organizado, contundente e abrangente, compondo uma unidade neste novo mundo.

Com a expansão urbana, capitalista e de produção do conhecimento, o jornalismo passou de organizador a eixo da sociedade, imprescindível para o entendimento do que ocorria na mesma. Ao longo dos anos, porém, o seu poder de transformação colocou-o em conflito com os interessantes políticos e econômicos de cada época e suscitou questões acerca de seu papel na sociedade e a maneira de exercê-lo.

Discutiu-se a questão da liberdade de imprensa e expressão; ética e imparcialidade na transmissão e análise dos fatos; a maneira como o mercado e a política influem no jornalismo; a qualidade de sua prestação de serviços, dentre outras questões.

Formado por 11 estudantes de jornalismo, o blog Metajornalismo visa, a partir de um prisma histórico e jornalístico, refletir sobre esses assuntos, pertinentes à imprensa brasileira contemporânea. O jornalismo será utilizado como ferramenta e conteúdo. Colocado a seu próprio serviço e de seu leitor-internauta, um de seus componentes, que será inserido na discussão por meio de enquetes e publicação de comentários. Com este trabalho metalinguistico, pretende-se mostrar a relevância de o jornalismo relatar, criticar e analisar a si próprio, além da realidade ao seu redor, para a construção de uma sociedade ética, crítica e democrática, da qual ele é um dos principais eixos.
Foto retirada do Blog do Planeta - site Jovem Pan

Danilo Thomaz
Editor-chefe