terça-feira, 31 de março de 2009

Repórter Esso: a síntese noticiosa que fez história


Nas décadas de 20 e 30, o rádio era uma das principais fontes de informação da população. Sua grade de programação jornalística era baseada nas editorias dos jornais. Em 1941 surge no Brasil a síntese noticiosa chamada de o Repórter Esso, baseado no estilo norte-americano de redação.

Herón Domingues, o repórter Esso, trouxe ao rádio brasileiro características que distinguem o rádio dos outros meios e perduram até hoje, como o imediatismo, a linguagem simples, direta, com frases curtas, concisa, com a finalidade de informar sem opinar, e a locução vibrante, tornando-se um referencial já na época.

Esse estilo inovador, junto à credibilidade na transmissão das informações, deram ao Repórter Esso uma grande dimensão nacional passando a ser o meio de informação preferido e mais confiável entre os brasileiros, sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial e na Campanha o Petróleo é Nosso.

Por conta da linguagem estabelecida por ele, que permanece até hoje, podemos dividir a era do rádiojornalismo brasileiro em antes e depois do Repórter Esso. As inovações implementadas foram evoluindo, novas técnicas foram incrementadas, e o “estilo Esso” de rádiojornalismo continua em grandes emissoras como as rádios CBN (AM 780, FM 90,5) e Bandeirantes (AM 840, FM 90,9) que possuem sínteses noticiosas, respectivamente o Repórter CBN e Repórter On-Line, que agregam o estilo jornalístico do Repórter Esso.


No link abaixo, encontra-se a última edição do Repórter Esso, excepcionalmente filmada por conta disso.




http://www.youtube.com/watch?v=cIgSWgWH2kg&feature=related


Foto retirada do site: www.bastidoresdoradio.com

Guilherme Lorenzetti

Um comentário:

  1. O Repórter Esso sem dúvida é um divisor de águas no radiojornalismo brasileiro. Sem ele tudo seria diferente. Amantes do rádio como você Gui, tem muito o que agradecer a ele xDD

    Eu, particularmente gosto do estilo empregado pelo repórter Esso, que ainda hoje é largamente utilizado.


    Parabéns pelo blog :)
    Sucesso!


    Jak
    [Blog Terceira Visão]

    ResponderExcluir